Queimaduras: por que precisamos falar sobre isso?


Olá! Como vai você?

Com certeza, você já ouviu falar sobre a importância de prevenir queimaduras, certo?

Você deve pensar que isso acontece porque são lesões que doem muito e também demoram para cicatrizar, mas além disso as queimaduras são mundialmente consideradas o tipo de lesão mais devastadora para o paciente, família e toda a sociedade. Mas por quê?

Bom, as queimaduras podem acontecer quando temos contato com objetos ou líquidos em temperaturas muito altas ou muito baixas, também com produtos químicos, energia elétrica e até radiação, como no caso do Sol. 

Isso faz com que elas sejam muito comuns, principalmente com pessoas jovens e crianças. Os casos chegam a UM MILHÃO de queimaduras, sendo que desses, 25 MIL homens, mulheres e crianças irão morrer por ano, só no Brasil. 

E não para por ai... Os sobreviventes podem ter sequelas para o resto da vida, como amputação de membros, perda da movimentação e sensibilidade nas áreas queimadas, desfiguração, depressão, ansiedade e outros que tornam essa pessoa dependente e com grandes dificuldades para seguir com sua rotina.

Mas como podemos mudar isso? Aprendendo sobre queimaduras!

Saber sobre queimaduras nos ajuda a prevenir que elas aconteçam conosco e com quem a gente ama. Devemos ter muita atenção no nosso dia com situações que posam levar à uma queimadura, como no momento de cozinhar ou sair no sol, mexer na rede elétrica ou acender uma churrasqueira.

E mesmo se a queimadura acontecer, nós precisamos saber o que fazer e como chamar o socorro para atender e levar a vítima para o hospital. 

Prestar corretamente os primeiros socorros à pessoa queimada pode mudar completamente o tratamento e a recuperação dela no hospital, isso porque podemos diminuir a área queimada e trazer alívio para a vítima. Não seria ótimo poder ajudar na recuperação de uma lesão tão grave quanto uma queimadura?

A História em Quadrinhos (HQ) produzida por nós vai te ajudar a aprender sobre a prevenção e os primeiros socorros que devem ser realizados em caso de queimaduras em diferentes situações.



Conte-nos se já vivenciou alguma situação envolvendo queimaduras.




Referências:

1.       BRASIL. Ministério da Saúde. Queimados. 2017. Disponível em: https://www.saude.gov.br/component/content/article/842-queimados/40990-queimados. Acesso em: 21 maio 2020.

2.       BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Cartilha para tratamento de emergência das queimaduras. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartilha_tratamento_emergencia_queimaduras.pdf. Acesso em: 11 maio 2020

3.       DOS SANTOS, A. F; PIRES, L. L. S. Multiplicação de conhecimento sobre primeiros socorros em queimaduras. Entre Aberta Revista de Extensão, Maceió, Epub – fev/ago, v. 2, n. 1, p.31-31, 2017. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/index.php/entreaberta/article/view/673. Acesso em: 05 março 2020.

4.       PADUA, G. A. C. et al. Epidemiologia dos pacientes vítimas de queimaduras internados no Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados da Santa Casa de Misericórdia de Santos. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, São Paulo, v. 32, n. 4, p. 550-5, 2017. Disponível em: http://www.dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2017RBCP0089. Acesso em: 08 junho 2020.

5.       Sociedade Brasileira de Queimaduras. Prevenir para evitar – Manual de prevenção de queimaduras. Brasília, 2018. Disponível em: https://sbqueimaduras.org.br/material/1331. Acesso em: 20 de dezembro de 2020.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Queimaduras nunca mais: um jogo de conhecimento

Ana e sua turma: na mídia!