Alternativas acender churrasqueira sem usar álcool

 Olá! Como vai você? 

Você já deve saber que acender uma churrasqueira ou fogueira com álcool líquido ou gasolina/etanol é uma prática extremamente perigosa, certo?

Isso porque essas substâncias são extremamente inflamáveis, causando explosões e queimaduras muito graves no acendedor e pessoas próximas. 

Mas como podemos acender nosso carvão para garantir um ótimo churrasco com segurança e diversão?

Vamos lá:

 

Ø     1ª maneira: O nosso padrão-ouro são os ACENDEDORES DE ÁLCOOL SÓLIDOS, aqueles que vem na embalagem do carvão, lembra-se?

Pois bem, estes foram certamente planejados para queimar lentamente, fazendo a manutenção da chama e formando a brasa, sem explodir, garantindo a segurança no momento de acender uma churrasqueira/fogueira.

Ah, antes que eu me esqueça, eles são extremamente baratos e fáceis de encontrar, vale muito a pena!

 

Ø     2ª maneira: Bom, mas se você se esqueceu do acendedor de álcool sólido pode utilizar ÓLEO DE COZINHA USADO E UM CONE DE PAPEL (pode ser até papel higiênico LIMPO hein rsrsrs).

Funciona assim: você irá enrolar um pouco de papel da mão e fazer um cone, irá posicionar este cone no meio da pirâmide de carvão, colocar óleo dentro e atear fogo no papel, depois é só colocar mais alguns carvões em cima, sem abafar, para aumentar a brasa.

O óleo servirá como um combustível não inflamável e se manterá aceso por tempo suficiente para que o carvão se acenda.

Não quer usar papel? Substitua por um pedaço de pão velho que o resultado será semelhante.

Uma super dica, certo? Mas há pontos negativos: esta técnica gera um pouco de fumaça, podendo incomodar os convidados e o acendedor, então tome cuidado com isso!

 

Ø     3ª maneira: "Ah, mas eu não consigo, de maneira nenhuma, abrir mão do bom e velho álcool!". Está bem, está bem, então neste caso utilize ÁLCOOL EM GEL, específico para ACENDER CHURRASQUEIRAS.

Estes possuem uma concentração menos de álcool etílico, mas suficiente para acender o carvão ou lenha e matar essa sua vontade de mexer com álcool.

“Com essa pandemia eu tenho álcool gel 70% para higienizar as mãos, posso utilizar?" Claro que não pode!

Compreenda que: o que causa a queimadura e a explosão não é a textura líquida ou em gel da substância e sim a concentração de combustível inflamável que há nela, ou seja, 70% de álcool etílico é muuuuuuuuito inflamável e perigoso, correndo o risco de sofrer queimaduras da mesma maneira.

 

Pescou todas essas dicas? Maravilhoso! Então vamos relembrar que:

§    Jovens e crianças não devem, de maneira nenhuma, acender churrasqueiras ou fogueiras, e nem acompanhar os adultos para "aprender" como fazer. Isso porque se ocorrer uma explosão elas também serão vítimas e por serem menores e biologicamente possuírem a pele mais frágil, as queimaduras serão mais extensas e profundas, levando a longas internações com risco de sequelas e até morte!

§    Nunca mantenha o frasco de álcool em gel próximo ao fogo ou em suas mãos ao acender a churrasqueira/fogueira, pois calor gerado nas proximidades pode explodir o frasco.


 Atualizado em: 24/02/2023


Conte-nos o que achou e como foi sua experiência.





Referências:

1.                   GLOBO COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÕES. GSHOW: Aprenda como acender uma churrasqueira e a preparar a brasa perfeita para o seu churrasco, c2017. Disponível em: https://gshow.globo.com/tv/noticia/aprenda-como-acender-uma-churrasqueira-e-a-preparar-a-brasa-perfeita-para-o-seu-churrasco.ghtml. Acesso em: 20 de fevereiro de 2021.

2.                   TALAMONE, Rose. Universidade de São Paulo. Jornal da USP: Uso do álcool em gel aumenta acidentes com queimaduras. Ribeirão Preto, 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/uso-do-alcool-em-gel-aumenta-acidentes-com-queimaduras/. Acesso em: 20 de fevereiro de 2021.

3.                   Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado. Guia SBAIT para prevenção de lesões por queimaduras: o período de festas de São João se aproxima. São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.sbait.org.br/br/publicacoes. Acesso em: 13 de dezembro de 2020.

4.                   Sociedade Brasileira de Pediatria. Nota de Alerta: prevenção de queimaduras em tempos de COVID-19. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/sbp-lanca-nota-para-prevenir-acidentes-decorrentes-do-uso-de-alcool-durante-a-pandemia/. Acesso em: 12 de janeiro de 2020.

5.                   Sociedade Brasileira de Queimaduras. Prevenir para evitar – Manual de prevenção de queimaduras. Brasília, 2018. Disponível em: https://sbqueimaduras.org.br/material/1331. Acesso em: 20 de dezembro de 2020.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Queimaduras nunca mais: um jogo de conhecimento

Queimaduras: por que precisamos falar sobre isso?

Ana e sua turma: na mídia!